Desenvolve a percepção dos movimentos;
É um método ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Caracteriza-se por mesclar diferentes capacidades físicas e utilizar os movimentos naturais do corpo. Trabalha de maneira integrada a força muscular, a flexibilidade, a agilidade, a velocidade, o alongamento, a postura, a resistência, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. Reduz as dores na coluna, aumenta o tônus muscular, acelera o metabolismo e auxilia na redução de peso.
As situações do dia a dia, por muitas vezes, requerem o emprego de gestos motores que exigem o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo. A proposta dos exercícios funcionais é justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando movimentos corporais mais globalizados e completos.
No Instituto Perucci Lopes, os fisioterapeutas voltados ao Treinamento Funcional são certificados pelo Core 360º, programa pioneiro de condicionamento que chegou ao Brasil na década de 90 pelas mãos do professor Luciano D’Elia.
“Após criteriosa avaliação, desenvolvemos um programa para atender às necessidades de cada paciente que podem ser condicionamento físico, emagrecimento, preparação física para a prática esportiva, prevenção de lesões e atividade para a 3ª idade”, explica a fisioterapeuta Isteice Perucci, sócia-fundadora do Instituto Perucci Lopes.
Como é feito
Em alguns exercícios, a carga é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode englobar acessórios e até alguns equipamentos específicos como pesos livres, a bola suíça, o cinto de tração, a medicine ball, a corda, as superfícies instáveis, o mini trampolim, o elástico e os cones.
O treinamento funcional deve ser classificado em três grandes bases:
1- Transferência de exercícios convencionais para funcionais – faz uma troca gradativa de exercícios em máquinas, para exercícios com o próprio corpo;
2- Treinamento do Core – concentra o trabalho do centro do corpo para as extremidades, facilitando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal;
3- Propriocepção ou bases instáveis – realiza atividades seguras em superfícies instáveis para melhorar a reação do nosso corpo com relação a uma adversidade.
Características
A utilização de exercícios que estimulem a propriocepção é um de seus principais aspectos. Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição, orientação e a força exercida pelos músculos.
“Na vida nem sempre as coisas são fáceis. Não diminuirão os degraus quando você subir três lances de escada com as sacolas pesadas, não diminuirá a inclinação da rua quando você estiver caminhando e nem diminuirá o peso da mala carregada durante a viagem. Para desempenhar essas atividades com maior facilidade é necessário um preparo, o treinamento funcional te trará isso”, finaliza Leandro Lopes, fisioterapeuta especializado em Treinamento Funcional e sócio-fundador do Instituto Perucci Lopes