Melhora a respiração, a postura, a circulação, a coordenação motora, a flexibilidade e a mobilidade articular;
Método de condicionamento físico disponível a todos, desde atletas de alto rendimento até pessoas com mobilidade reduzida. O que torna o Pilates extremamente acessível é a possibilidade de executar seus mais de 500 exercícios com diversas intensidades, respeitando as necessidades individuais.
“O Pilates proporciona um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. Já conquistou inúmeros adeptos dentro e fora do País pelos benefícios que propicia à saúde, bem como por prevenir e tratar uma série de doenças”, explica a fisioterapeuta Isteice Perucci, sócia-fundadora do Instituto Perucci Lopes.
No Instituto, os profissionais são certificados pela STOTT PILATESTM, abordagem contemporânea do Pilates original, baseada na biomecânica moderna, que inclui exercícios focados na reabilitação e na melhoria do desempenho atlético. É considerado hoje um dos métodos de exercício mais seguros e eficazes. A técnica respeita as curvaturas naturais da coluna para fornecer maior estabilidade para o corpo, reequilibrando os músculos.
As principais perguntas e respostas sobre a atividade.
1. O que é Pilates?
Conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920. São realizados no solo ou com equipamentos exclusivos. Visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, desenvolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas ou simplesmente promovendo o aumento da qualidade de vida para indivíduos saudáveis.
2. Como são os exercícios?
Se caracterizam pela suavidade, porque não têm alto impacto como outras atividades físicas e são feitos com consciência, precisão e rigor técnico. Objetivam fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, reeducar o movimento e promover a consciência corporal, além de melhorar a postura e deixar os músculos saudáveis (alongados e tonificados).
3. Quem pode praticá-lo?
Com mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados nas mais variadas intensidades, é usado como reabilitação física ou alternativa fitness. Acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida, é o tratamento mais utilizado para doenças de coluna, pois atua na musculatura estabilizadora profunda do abdômen e promove mobilidade articular de forma segura e sem sobrecarga.
Também é uma ótima opção para atletas profissionais uma vez que prioriza a flexibilidade muscular, associada ao movimento correto e consciente. Para os sedentários também é excelente, isso porque os aparelhos possuem molas para auxiliar a execução do movimento.
É indicado ainda para pessoas que, normalmente não podem realizar todos os tipos de atividade, como idosos, gestantes, crianças e quem possui lesões musculares ou ósseas.
4. Para quais patologias o Pilates é indicado?
- Problemas ósseos e musculares (osteartrose, por exemplo);
- Doenças relacionadas à má postura;
- Dores crônicas.
5. Como são realizados os exercícios?
Podem acontecer no solo só com a carga do próprio corpo ou com a utilização de aparelhos e acessórios, para potencializar a atividade. Muitos deles são feitos deitados, o que facilita para quem tem dores ou problemas articulares.
6. Quais são os principais equipamentos usados no Pìlates?
Reformer
Cadillac
Chair
Ladder Barrel
7. Por que beneficia os idosos?
Atua na recuperação do tônus e flexibilidade muscular e no movimento seguro das articulações. O Pilates reforça o equilíbrio de seus praticantes, fundamental para fortalecer a saúde do corpo e evitar quedas. Além disso, estimula o bem-estar mental dos idosos, aumentando a autoestima e a sensação de serem capazes de realizar exercícios físicos e atividades regulares do dia a dia.
8. Quais as vantagens do Pilates para as gestantes?
Durante o período da gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que podem gerar dores e desconfortos para a futura mamãe. O Pilates para gestantes é um grande aliado nessa fase, amenizando as grandes alterações estruturais e proporcionando inúmeros benefícios, tais como:
- Equilíbrio;
- Fortalecimento do assoalho pélvico;
- Estabilização da coluna lombar;
- Diminuição das dores nas costas e quadril.
BENEFÍCIOS
Aumenta o condicionamento físico e a força;
Diminui o stress;
Alivia a ansiedade e as dores musculares;
Tonifica os músculos;
Corrige problemas posturais;
Previne contra a osteoporose;
Expande a consciência corporal;
Fortalece os músculos abdominais;
Promove relaxamento e o bem-estar;
Eleva a autoestima;
Restabelece o equilíbrio do corpo;
Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
Aumenta a resistência física e mental e a concentração;
Propicia a reeducação corporal;
Previne lesões em indivíduos saudáveis e torna a recuperação mais rápida em quem se lesionou;
Define melhor a silhueta;
Nas mulheres, alivia os sintomas da TPM.
“Tenho hérnia de disco, já fiz cirurgia, e desgaste de articulação dos joelhos e quadril. O meu sono era interrompido pelas dores que sentia pelo corpo todo. Há um ano comecei a fazer Pilates, duas vezes por semana, aula individual, com a Isteice. Ela sempre muito preocupada com os meus problemas, adaptando os exercícios conforme a minha capacidade. Percebi uma melhora expressiva na qualidade do sono e nas dores do joelho e quadril. Os resultados foram excelentes.”
“Para mim, começar a fazer exercícios físicos no Instituto Perucci Lopes significou um divisor de águas. Nunca fui adepta de academia e resistia muito em introduzir a prática esportiva em minha vida. Por causa de dores na coluna resolvi me matricular no Pilates e logo fui apresentada ao treinamento funcional. Eu me encontrei nas aulas e hoje me dedico totalmente a essas atividades pois percebi resultados bem significativos em relação à mudança corporal, manutenção de peso e perda de medidas. O profissionalismo do Instituto me faz ser fã de carteirinha e recomendá-lo com certeza”.
“Por causa de uma dor lombar que me acompanha há anos e porque desejava fazer uma atividade de fortalecimento muscular que não fosse academia resolvi começar o Pilates. Faço duas vezes por semana com a fisioterapeuta Isteice, com no máximo dois alunos por aula. Os resultados foram logo percebidos: alívio da dor, melhora na postura e definição muscular sem hipertrofia. Exatamente o que eu procurava”.
“Faço Pilates e Osteopatia desde a inauguração do Instituto Perucci Lopes para corrigir minha postura, evitar dores na coluna, aumentar a flexibilidade e tonificar a musculatura, ou seja, melhorar a minha forma física de modo geral. Treino para corridas de rua há cerca de um ano e meio e o Pilates me deu condições para aumentar a velocidade e as distâncias percorridas. A Osteopatia permitiu que eu me recuperasse rapidamente dos treinos intensos e das dores provocadas pela sobrecarga, bem como dos incômodos decorrentes das más posturas da vida diária. Graças a essa sinergia com a Isteice e o Leandro estou indo para a minha terceira maratona com saúde e bem-estar”.
“Sempre fui cuidadosa com a minha saúde, realizo check-up regularmente, mas até cerca de um atrás eu levava uma vida sedentária. A minha médica reforçou na época a importância de iniciar um programa de exercícios físicos. Depois de tentar em vão uma academia, escolhi o Pilates e recebi a orientação de fazer a atividade com um fisioterapeuta. Indicaram-me o Instituto Perucci Lopes e em pouco tempo já inclui também o Funcional em meus treinos. Ao todo são quatro vezes por semana, sempre com o foco de envelhecer de maneira saudável. Hoje me sinto com mais disposição e flexibilidade. A minha postura está correta e tenho mais fôlego e resistência”.
Instituto Perucci Lopes
Tratamentos com uma ampla gama de técnicas e procedimentos, visando acabar com o sofrimento físico e mental.
RE8889-SP
Entre em Contato
Rua Dr. Paulo Ferraz da Costa Aguiar, 1327
Osasco, São Paulo, SP
(11) 3370-4136
[email protected]
Site desenvolvido por