Relaxante muscular;
É um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento complementar de acordo com a nova terminologia da OMS (Organização Mundial de Saúde). Criada há mais de dois milênios, a acupuntura consiste na estimulação de pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.
Diferentes abordagens podem ser utilizadas, a mais usual é a inserção de finíssimas agulhas. Outros métodos como moxa, ventosa e estímulos elétricos são igualmente eficazes. Tais técnicas visam a harmonia entre o corpo e a mente, tratando diversos distúrbios dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico, digestório e emocional.
Segundo a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
“O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e queixas que são relatadas. A pulsologia e a diagnose da língua corroboram para a identificação do desequilíbrio energético, podendo, desta forma, ser tratado com a acupuntura e outras técnicas da medicina tradicional chinesa” explica a acupunturista Grace Magyar.
O tratamento com a acupuntura possui algumas vantagens, como a rapidez nos resultados (principalmente na redução e controle de dores e distúrbios emocionais) e a ausência de efeitos colaterais.
No Brasil, é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina.
O instituto Perucci Lopes também oferece diversos tratamentos baseados na acupuntura, entre eles:
No tratamento o laser substitui a agulha de acupuntura. É um tipo de estimulo eletromagnético cuja penetração no tecido alcança 2,5cm.
A utilização de laser infravermelho promove a ativação do metabolismo celular e ósseo e liberação de endorfina, possibilitando a cicatrização, redução da inflamação e analgesia.
A caneta do laser é colocada sobre a pele, nos pontos previamente determinados. O tempo de estimulação do ponto pode ser de 40 segundos. Cada sessão dura em média 50 minutos e enquanto acontece o tratamento o paciente fica mais relaxado, confortável e confiante, pois é totalmente indolor e proporciona ação anti-inflamatória e analgésica imediata.
Tratamento terapêutico realizado por meio da energia das cores. Holisticamente pode-se dizer que as cores do espectro solar possuem propriedades energéticas capazes de equilibrar o ser humano e promover uma melhora na sua saúde integral.
A fusão entre a Cromoterapia e a Acupuntura resultou numa técnica moderna utilizada em Naturologia, a chamada Cromopuntura, desenvolvida pelo Médico Naturopata alemão Dr. Peter Mandel. É um extenso sistema terapêutico que trata distúrbios físicos, mentais e emocionais.
Consiste na aplicação de cores via aparelho com ponteiras de cristais cromáticos nos acupontos (ponto de acupuntura). Assemelha-se à Acupuntura, porém, sem o uso de agulhas. A atuação é sutil e profunda e os resultados logo se refletem em sensações agradáveis e de bem-estar. É indolor, não invasiva e sem efeitos colaterais. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, podem usufruir de seus benefícios.
Consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que têm como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele. O vácuo formado estimula a circulação sanguínea e são liberadas as toxinas existentes no sangue.
Quando a circulação é ativada por meio da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.
Com foco terapêutico, o método é indicado para desintoxicar o organismo, promovendo a oxigenação sanguínea, e tratar lombalgias, dores musculares, dores abdominais, cefaleias, problemas digestivos e hipertensão arterial.
Em alguns casos, também é realizada para fins estéticos como para redução de medidas e combate às celulites e estrias.
Técnica de tratamento que utiliza o efeito das plantas nos pontos de acupuntura. As partes das plantas são coladas diretamente na pele para atuarem nos pontos, meridianos e órgãos, gerando o equilíbrio da energia.
Faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa, no qual a orelha é um micro sistema do corpo, tendo pontos específicos para tratamentos como vícios e obesidade.
Atualmente, é uma das terapias orientais mais populares em diversos países e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde, nos aspectos preventivos e curativos.
Os distúrbios mais tratados com auriculoterapia incluem:
- Problemas musculoesqueléticos, articulações dos joelhos, ombro e tornozelo;
- Distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa;
- Disfunções da tireoide e menstruais ;
- Doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos.
Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial.
A auriculoterapia tem quatro principais usos:
- Na presença de dor;
- Para problemas emocionais que envolvem o sistema nervoso central;
- Torna os pacientes mais sensíveis à terapia medicamentosa, alterando o metabolismo e aumentando assim a absorção e eliminação;
- No tratamento contra vícios.
EFEITOS
INDICAÇÕES
Região cervical e membros superiores
Dor miofascial (muscular), ombro congelado, dor crônica do ombro, cervicalgia (dor/rigidez na região do pescoço), osteoartrite cervical, periartrite do ombro, epicondilite (inflamação dos tendões do cotovelo), LER/DORT, distrofia simpática reflexa, síndrome do túnel do carpo e dor pós-cirúrgica;
Região lombar e membros inferiores
Lombalgia (dor na região lombar), ciatalgia (dor ciática), osteoartrose de joelho, osteoartrite de joelho e quadril, fascite plantar (inflamação na planta do pé/calcanhar), esporão calcâneo e dor pós-cirúrgica;
Dor em geral
Dor crônica, fibromialgia, síndrome dolorosa miofascial, artrite reumatóide, osteoartrite, neuralgia pós-herpética, dor pós-operatória e dor oncológica.
Dor de cabeça
Cefaleia, enxaqueca, dor crânio-facial, desordens da ATM (articulação temporo-mandibular), neuralgia occipital e outras dores;
Sistema geniturinário
TPM, dismenorreia (cólica menstrual), cólica renal, cistite, dor por endometriose, retenção urinária, pós-parto, síndrome do climatério, disfunção sexual, instabilidade vesical, dor pélvica, prostatite crônica, prurido vulvar, ejaculação precoce e hemorragia uterina disfuncional.
Náuseas e vômitos
Pós-operatório, na gestação e pós-quimioterapia e radioterapia;
Gastroenterologia
Dor na pancreatite crônica, síndrome do cólon irritável, cólica biliar, constipação crônica (prisão de ventre/intestino preso), acidez estomacal, úlcera duodenal, diarreia, gastrite, cólica intestinal e epigastralgia;
Face-sinus-boca-garganta
Xerostomia (boca seca), dor facial crônica, dor no pós-operatório odontológico, dores da ATM, desordens de oclusão, dor facial de origem dentária, nevralgia do trigêmeo, paralisia facial periférica, analgesia dentária e rinite;
Aparelho respiratório
Asma brônquica, sinusite e rinite alérgica;
Dermatologia
Psoríase, eczemas, acne, alopecia areata, dermatite de contato, eritema multiforme e neurodermatite;
Desordens psiquiátricas e questões emocionais
Dependência química, alcoolismo e tabagismo; enurese noturna, depressão, insônia e distúrbios do sono, estresse, hiperatividade em crianças e transtornos psicossomáticos; ansiedade, irritação, frustração, tristeza e medo.
Sistema Nervoso
Sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), vertigens, zumbidos, dor de neuropatia diabética, espasticidade e distúrbios motores espásticos em crianças (com paralisia cerebral).