Entorses;
Os procedimentos da fisioterapia contribuem para a prevenção, recuperação e tratamento de lesões, de disfunções do organismo (causadas por malformação genética, vícios de postura e acidentes) e, até mesmo, de distúrbios neurológicos, cardíacos e respiratórios.
No Instituto Perucci Lopes os fisioterapeutas são especialistas nas áreas traumato-ortopédica e desportiva.
“Tratamos doenças do sistema músculo esquelético, lesões decorrentes de traumas ou por disfunções ortopédicas e dores causadas por atividades desportivas”, comenta Leandro Lopes, fisioterapeuta e sócio-fundador do Instituto.
Fisioterapia em traumatologia e ortopedia
Lesões decorrentes de traumas ou por outras disfunções ortopédicas são as mais frequentes. A fisioterapia em ortopedia e traumatologia atua na investigação, prevenção e tratamento de doenças ósseas, musculares, articulares e ligamentares.
Trabalha utilizando recursos elétricos, manuais, térmicos e hidroterápicos, além de técnicas da cinesioterapia, treino sensório motor e alongamento muscular.
Objetiva aliviar a dor, eliminar o processo inflamatório, corrigir deformidades, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer e alongar determinadas musculaturas e aumentar a amplitude de movimento, flexibilidade, equilíbrio e propriocepção. Faz a reeducação postural, evita novas lesões e agiliza o retorno às atividades.
Fisioterapia desportiva
As práticas esportivas exigem um bom condicionamento físico que, por sua vez, cobra muito empenho. Essa dedicação, agregada à rotina de exercícios e treinos podem expor à sobrecargas posturais, repetição de movimentos e consequente aplicação de forças excessivas.
A fisioterapia desportiva visa recuperar, sanar e prevenir as lesões causadas pelo esporte tanto em atletas como em esportistas. Reabilita em quesitos como força muscular, potência, flexibilidade, resistência, equilíbrio do sistema músculo esquelético, propriocepção, momento apropriado e desempenho cardiovascular. A avaliação e o tratamento se baseiam nos gestos esportivos de cada atividade física, corrigindo os movimentos executados.
O tratamento pode combinar diversas atividades e modalidades terapêuticas, entre elas a Osteopatia. O comprometimento, por parte do profissional e do paciente, é fundamental para que os resultados sejam apresentados em um curto espaço de tempo, visando garantir os benefícios da volta do atleta em sua melhor forma física à pratica da atividade esportiva, com plena recuperação.